Publicidade

Publicidade

Meu Pequeno Mundo é o novo CEI do Adhemar Garcia

19/12/2013

Texto:

- +

Novo CEI localizado no bairro Adhemar Garcia atenderá 300 crianças - Foto: Jaksson Zanco
Novo CEI localizado no bairro Adhemar Garcia atenderá 300 crianças - Foto: Jaksson Zanco

Um novo CEI da rede municipal vai funcionar no bairro Adhemar Garcia, o nome é Meu Pequeno Mundo. A Prefeitura retomou uma antiga creche mantida pela associação de moradores e realizou reformas e adequações. Trezentas crianças entre 3 e 5 anos de idade serão atendidas. Ainda há vagas para serem preenchidas. Outro benefício com a inauguração é que o CEI vizinho, o Adhemar Garcia, vai deslocar alunos para o novo e vai abrir novas vagas para berçário, a maior demanda da região. A inauguração vai ser às 10 horas, desta quinta-feira (19/12).

“O CEI está em uma região onde existe demanda para a Educação Infantil. Vem em boa hora. Recebemos esse local, reformulamos e estamos devolvendo para a comunidade um CEI com os padrões da rede municipal de ensino, com muito capricho”, explicou o secretário de Educação Roque Mattei. Com esse novo, Joinville passa a contar com 59 CEIs.

O investimento da obra foi de R$ 963.936,12, com recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A reforma contemplou ampliação de salas, banheiros, cozinha, secretaria e depósito.

Uma característica do CEI Meu Pequeno Mundo é que ele vai atender especificamente crianças de 3, 4 e 5 anos. 178 crianças dessa faixa etária que estudavam no CEI Adhemar Garcia foram transferidas para o novo centro. Com isso, cerca de 80 novas vagas para o berçário foram abertas. “É algo que a comunidade tanto aguardava. Tivemos muitas reuniões com a comunidade, com a associação de moradores e esse era um anseio, uma grande demanda no bairro”, disse Mattei.

Para as famílias que vão frequentar o local, expectativa. “Eu acredito que vai ser mais direcionado para a faixa etária e para as necessidades dela, acho que vai ser muito bom”, disse Vanda Tatiany Bonfim Silva, mãe de Daiana, que passa a estudar no novo CEI.

NO CEI Meu Pequeno Mundo, as 300 crianças serão atendidas em período parcial. São 150 vagas no período matutino e 150 no vespertino, no maternal I e nos 1º e 2º períodos. Serão, de vinte a vinte e cinco alunos por sala.

“Como a estrutura já estava pronta, fizemos a reforma, mas não tínhamos como construir as áreas obrigatórias para o funcionamento de um CEI em tempo integral como fraldário, berçário, trocador e lactáreo. Por esse motivo, não é possível atender em período integral”, explicou Marlize Martinelli, coordenadora de educação infantil da Secretaria de Educação.

No novo CEI serão 20 profissionais entre diretora, auxiliar de direção, oito professores, coordenação pedagógica, cozinheira, além do serviço terceirizado de limpeza.

“Os alunos vão aprender por meio de experiências de interação e brincadeira. Trabalhamos com projetos de leitura, sustentabilidade, base do corpo, entre outros. Trabalhamos diversas linguagens como a oral e sensorial”, explicou a diretora do novo CEI, Neusa Makovski Marques, que trabalhava como coordenadora no CEI Amandos Finder, no Jardim Iririú.

As aulas começam no dia 10 de fevereiro. O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

“Joinville serve de referência para muitos outros municípios que nos visitam com frequência. Vamos atender as famílias e as crianças do CEI Meu Pequeno Mundo da melhor forma possível, com bom programa pedagógico, equipamentos, profissionais capacitados, uma educação de qualidade. Educar e cuidar é o nosso lema”, disse Mattei.

De acordo com o Secretário de Educação, outros doze CEIs estão em licitação e serão construídos no próximo ano.

Postado por Wagner Luiz Dias

Postado em 19/12/2013


Para comentar você precisa estar logado.

Entrar como:

Senha

Comentários (0)

Carregando...